quinta-feira, 4 de junho de 2009

Médias Móveis

Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
As médias móveis são médias de um conjunto de dados por um dado período. Quando usadas nos gráficos de preços, representam a média dos preços em um dado período. Os tipos mais comuns de médias são as médias simples, ponderadas e exponenciais.
Para entender melhor, considerando uma média movei simples de 9 períodos diários, o seu cálculo seria feito somando-se a médias dos preços dos últimos 9 dias e dividindo o resultado por 9. A média ponderada atribui pesos aos preços mais recentes, dando menor importância aos preços mais antigos. A media exponencial também atribui maior peso aos preços mais recentes, contudo de forma exponencial.A grande vantagem das médias móveis é que os ruídos dos preços são atenuados. Observando o gráfico abaixo, percebemos que os preços oscilam bem mais do que a média móvel (linha azul).

Seleção do Período

Apesar da vantagem de ser uma curva mais bem comportada, as médias móveis possuem a desvantagem de apresentarem um certo atraso se comparada aos preços. Ou seja, muitas vezes quando o preço mudou de direção a média só mostra essa mudança alguns períodos a frente.
Esse efeito é minimizado se diminuirmos o período da média. Ou seja, uma média de 9 períodos acompanha o gráfico de preços mais de perto, enquanto que uma média de 50 acompanha com mais atraso. Neste exemplo, dizemos que a média de 9 períodos é uma média rápida enquanto que a de 50 períodos é uma média lenta. Veja esse comportamento na figura acima. A MM azul é de 9 períodos e a vermelha é de 50 períodos.

Regras de negociação para media x preço

A regra de negociação usada com uma média e o gráfico de preços é a seguinte:

  1. Quando os preços cruzarem a média de baixo para cima, compre.
  2. Quando os preços cruzarem a média de cima para baixo, venda.
Observe os pontos de compra e venda no gráfico ao lado da VALE5 no diário:

Como esses cruzamentos acontecem com certa freqüência surgem sinais falsos de reversão, então deve-se usar a regra com cautela. A próxima regra de negociação é mais usada pois minimiza os sinais falsos de reversão.

Regras de negociação para media x média

A regra de negociação usada com uma média rápida e uma média lenta é a seguinte:

  1. Quando a média rápida cruzar a média lenta de baixo para cima, compre.
  2. Quando a média rápida cruzar a média lenta de cima para baixo, venda.

Perceba na figura ao lado que enquanto no exemplo anterior encontramos em torno de 20 sinais, usando a regra de cruzamento entre médias só obtemos 4 sinais, que se aproximam bem mais das reversões.

No Stock2Web você pode selecionar o tipo de média no menu Ferramentas. As cores das linhas ou os periodos podem ser configurados em Ferramentas > Opções.

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Tendências, Suportes e Resistências

Nesse tópico vou comentar sobre um dos conceitos fundamentais em análise técnica. Para acompanhar os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
A análise técnica clássica é baseada principalmente na Teoria de Dow, fruto dos estudos de Charles Dow no início do século XX.
O principal conceito identificado na Teoria de Dow é a idéia de tendência.

Tendência de Alta

Tecnicamente uma tendência de alta é identificada em um gráfico quando observamos fundos cada vez mais altos. Ou seja, apesar dos preços das ações não se movimentarem em linha reta, apresentando movimentos erráticos no percurso, observamos que as pessoas estão dispostas a pagar cada vez mais caro pelo papel, elevando os preços a partir de fundos temporários. Se traçarmos uma linha reta unindo os fundos dos preços no percurso, obtemos o que chamamos de linha de tendência de alta. Veja a figura abaixo e a reta de tendência de alta no IBOV diário, do início de março até o mês de junho deste ano. Sempre que os preços caem até essa linha ocorre um retorno elevando os preços cada vez mais.


Tendência de Baixa

A tendência de baixa é identificada em um gráfico quando observamos topos cada vez mais baixos. Nesta situação as pessoas estão dispostas a vender cada vez mais baratos os seus papéis, baixando os preços cada vez mais, contudo com a aparição de topos temporários. Se traçarmos uma linha reta unindo os topos dos preços no percurso, obtemos o que chamamos de linha de tendência de baixa. Veja a figura abaixo e a reta de tendência de baixa no gráfico da Usiminas PNA diário de setembro a novembro de 2008. Sempre que os preços subiram até essa linha ocorre um retorno baixando os preços cada vez mais.


A teoria diz que a reta de tendência é mais consistente se tocada várias vezes pelos preços. Também vale a pena destacar que o rompimento da reta pode significar apenas um período de acumulação e não necessariamente uma reversão para alta ou baixa iminente.
Quando o gráfico forma uma área horizontal com a variação dos preços alguns denominam essa situação de tendência lateral ou mercado “sem tendência”. Veja o exemplo abaixo. No gráfico de VALE5 diário as ações ficaram numa região lateral de setembro até o final de 2007. Apesar dos preços não estarem cada vez mais altos ou mais baixos, podemos observar uma região na qual os investidores acreditam ser uma área de retorno dos preços.


Em todos os casos percebemos a idéia de um suporte para a queda dos preços e uma resistência para a elevação dos mesmos. Ou seja, suporte é uma região onde os investidores acreditam que os preços estão muito baixos e precisam subir a partir daquele ponto. Resistência é um ponto no qual acredita-se que os preços estão muito altos e que é hora de vender.
É interessante perceber que muitas vezes são criados canais de preços. Ou seja, em uma tendência de alta se traçarmos uma linha paralela nos topos também observamos um ponto de retorno dos preços a partir dos topos, e não apenas nos fundos. Esse comportamento cria uma regra de negociação muito usada por operadores de curto prazo. Na tendência de alta compra quando os preços se aproximam da borda inferior do canal e vendem quando se aproxima da borda superior. Tente criar linhas paralelas nos gráficos do IBOV e Usiminas acima usando o Stock2Web e perceba esse padrão de negociação.
O Stock2Web permite desenhar linhas de tendêcia nos gráficos e facilita o desenho de linhas horizontais e verticais. Use os botões abaixo da barra de ferramentas de desenho ou acesse o menu Ferramentas para desenhar as linhas de suporte e resistência. Bons negócios!

domingo, 31 de maio de 2009

Período dos Gráficos

Nesse tópico vou comentar um pouco sobre a escolha de períodos nos gráficos. Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
Uma barra ou candle de um gráfico de preços pode representar um dia de negociações, ou uma semana, ou um mês ou qualquer outro intervalo de tempo, inclusive períodos curtos como 1 minuto.
O período escolhido deve refletir os objetivos do investidor. Se o seu objetivo é criar uma carteira de ações para a aposentadoria, não há razão para ficar analisando gráficos de 5 minutos, ou seja, é suficiente analisar gráficos de períodos mais longos. Os gráficos com períodos menores do que um dia são usados com frequencia por day traders, para balizar operações de compra e venda de ações no mesmo dia.
Uma técnica comum é usar mais de um período ao mesmo tempo para tomar alguma decisão de investimento. Por exemplo, usam-se períodos mais longos para análise estratégica e períodos mais curtos para táticas operacionais (indicação de compra ou venda).
É possível alterar o período dos gráficos no Stock2Web através do menu Exibir > Período ou através da barra de ferramentas, alterando a seleção da lista de períodos. Segue imagens de gráficos do Índice Bovespa nos períodos Diário e Semanal, capturadas do Stock2Web.
Perceba que em um período o mesmo ativo pode sugerir uma tendência altista (os preços estão cada vez mais altos) e em outro período uma tendência baixista (os preços cada vez mais baixos). Essa diferença entre tendências nos diversos períodos é muito comum e permite o estabelecimento de estratégias de operação.

Tipos de Gráficos

Vou iniciar uma série de postagens básicas de modo que qualquer um possa aproveitar o Stock2Web.
Nesse tópico vou comentar um pouco sobre os tipos de gráficos. Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
Existem basicamente três formas de representar os preços das ações em gráficos: usando gráficos de linhas, de barras ou candlestick.
O tipo mais simples, sem dúvida, é o gráfico de linhas, permitindo a identificação de alguns padrões básicos, como a tendência do mercado. No Stock2Web, e na maioria dos pacotes gráficos, o gráfico de linhas é formado pelo preço de fechamento diário (ou do período escolhido).
Como existem outros preços importantes em um dia de negociação, foram criados tipos de gráficos que permitissem a visualização desses outros níveis de preços, como o preço de abertura e os preços máximos e mínimos. Tanto o gráfico de barras quando o candlestick permitem a visualização destes outros preços.
Gráficos de Barras
No gráfico de barras, o preço de abertura é representado por um traço horizontal a esquerda e o de fechamento à direita. O traço vertical representa a variação completa do preço, do valor máximo ao mínimo. Veja as imagens abaixo para entender melhor.
Gráfico Candlestick
Neste tipo de gráfico, cada período de negociação é representado por uma "vela". O desenho possui um corpo (com a informação de abertura e fechamento) e as sombras (representando máximas e mínimas). Adota-se a convenção de que um corpo vazado representa alta e um corpo preenchido representa baixa. Mas em vários programas, assim como no Stock2Web, é possível configurar a alta e baixa através de cores distintas, como azul/verde para alta e vermelho para baixa por exemplo. Veja as imagens abaixo para entender melhor.
Diferenças entre os Tipos de Gráficos
De longe o gráfico de linhas oferece uma análise mais pobre se comparado aos outros. O gráfico de candlestick permite a mesma análise que é feita no gráfico de barras. A única ressalva é que os candles possuem padrões gráficos associados que são muito usados em certas ocasiões. Em especial, os padrões de candles já identificados em estudos são muito usados por day traders, ou seja para compra e venda de ações no mesmo dia. Existem na literatura diversas publicações sobre padrões nos gráficos candlestick. Para quem tiver interesse em se aprofundar, consulte Japanese Candlestick Charting Techniques, de Steve Nison.
Segue abaixo o mesmo gráfico (Vale5 diário) exibido através de gráfico de linhas, candlestick e de barras, respectivamente.













Para alterar o tipo do gráfico no Stock2Web você pode acessar o menu Ferramentas ou clicar em um dos botões da barra de ferramentas da figura a seguir. O tipo selecionado ficará destacado, como o candle abaixo.


Stock2Web 1.2

A versão 1.2 já está disponível para download. Os dados já estão atualizados até o pregão de 29/05/09. Nesta última versão foram incluídos vários recursos novos. Segue uma lista completa das novidades:
  1. Suporte a operações com opções de compra (compra, venda e lançamento coberto);
  2. Comparativo de rentabilidade da carteira com o IBovespa;
  3. Novos estudos e indicadores;
  4. Customização completa dos gráficos (zoom, navegação, cores, etc);
  5. Facilidade na seleção de ativos, permitindo a configuração de uma lista com suas ações "favoritas";
Além de maior flexibilidade e controle nas simulações de operações na bolsa, nesta versão está mais fácil o uso dos gráficos. Segue algumas telas abaixo.

Exemplo de carteira simulada, com 4 ações do IBOV e participação em um fundo de investimento. É possível comparar sua carteira mês a mês com o IBOVESPA e comparar o último mês dia a dia.

Agora é possível fazer simulações com opções de compra. O software precifica as opções automaticamente pelo modelo Black & Scholes.

Além disso agora é possível incluir qualquer ação negociada em bolsa, seja do Brasil ou do exterior, criando uma lista com suas ações favoritas em Exibir > Lista de ativos.


A análise dos gráficos está mais fácil e mais completa. O software foi projetado para exibir um período máximo de negócios, mas é possível aplicar qualquer zoom que se desejar e navegar no gráfico facilmente.
Qualquer sugestão para melhoria do aplicativo comente este post.
Bons negócios!