sexta-feira, 12 de junho de 2009

Desvio Padrão

Para acompanhar os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
O desvio padrão é a medida mais comum de dispersão estatística. Considerando a definição estatística de dispersão, podemos considerar esse indicador de forma aplicada ao mercado como sendo a medida da variação dos preços em um dado período, ou seja, a volatilidade dos preços. Em um gráfico de preços o desvio padrão é um termômetro para indicar se o mercado está calmo (desvio padrão baixo) ou agitado (desvio padrão alto). Normalmente esse indicador não é usado isoladamente, mas na composição de outros indicadores, como nas bandas de Bollinger.
No Stock2Web o gráfico de desvio padrão que é plotado na tela corresponde a uma média móvel de desvio padrão. O padrão do software é usar uma média de 20 períodos, mas este valor pode ser alterado no menu Ferramentas > Opções > Indicadores. Verifique o desvio padrão sempre que quiser analisar a mudança de volatilidade do ativo no decorrer do tempo. Observe a volatilidade no gráfico ao lado através da curva de desvio padrão. O pico da curva em 4,48 realmente corresponde a uma fase bastante agitada para as ações da VALE (setembro de 2008).

Bandas de Bollinger

Para acompanhar os exemplos, baixe e instale Stock2Web gratuitamente.
As bandas de Bollinger, criadas por John Bollinger no início dos anos 80, são canais formados por três linhas. A linha central é uma média móvel, tradicionalmente de 20 períodos. A linha superior corresponde à média móvel somada com n vezes o desvio padrão dos preços. Normalmente é usado duas vezes o desvio padrão. A linha inferior é formada subtraindo-se da média móvel n vezes o desvio padrão, de modo análogo a linha superior. Usando essa construção obtemos bandas de negociação que se alargam ou se estreitam de acordo com a volatilidade do mercado. Com essas definições podemos obter as seguintes regras de negociação.

Regras de Negociação

- Em um mercado de alta, compre quando os preços atingirem a média móvel e venda quando atingirem a borda superior;
- Em um mercado de baixa, venda quando os preços atingirem a média móvel e compre quando atingirem a borda inferior;

Observe a aplicação da regra de negociação no gráfico abaixo de BMF Bovespa. Perceba também a correspondência da largura das bandas com o desvio padrão, através do traçado das duas linhas verticais.
Cada linha reflete um período de volatilidade mais alta e mais baixa, de modo que as bandas estão mais largas no primeiro momento e mais estreitas no segundo. Os analistas técnicos também consideram o estreitamento excessivo das bandas como um sinal de movimento iminente forte para o ativo em análise.
No Stock2Web é possível fazer análises usando as bandas de Bollinger e modificar os parâmetros e cores no menu em Ferramentas > Opções > Indicadores > Bandas/Canais. O software já é instalado usando a cor azul para a média de 20 períodos e a cor vermelha para as bandas, com largura de duas vezes o desvio padrão.
Faça análise de Bollinger Bands em outros ativos e simule compras e vendas no Stock2Web para treinar o uso da ferramenta.
Bons Negócios!

Taxas dos Agentes de Custódia para TD

Segue o ranking de taxas dos agentes de custódia para o Tesouro Direto, posição de 01/06/09. As taxas variam de 0% (não cobram taxa) até 4% ao ano. Para conferir a tabela completa, clique aqui.

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Moving Average Convergence Divergence – MACD

Para acompanhar melhor os exemplos baixe e instale o Stock2Web.
Como expliquei no ultimo artigo sobre AT, é muito comum usar cruzamento entre médias móveis para obter sinais de negociação.
Retomando as figuras exibidas e as regras explicadas, percebemos em algumas situações que há uma convergência entre as médias de períodos diferentes até que elas se cruzam, gerando sinais de compra ou venda. Após o cruzamento, geralmente há uma divergência entre as médias, de modo que elas se afastam por um tempo, até que voltem a convergir, gerando outro sinal.
Percebendo esse comportamento, Gerald Appel criou um indicador baseado na diferença entre duas médias móveis exponenciais, nomeando o indicador de Moving Average Convergence Divergence – MACD. Ou seja, o indicador significa a convergência e divergência entre as médias.
Os períodos usados originalmente por Appel foram 12 e 26, mas é comum cada analista alterar esses períodos de acordo com suas necessidades. No Stock2Web, assim como em outros pacotes gráficos, é desenhada uma linha horizontal indicando o nível zero.

Regras de negociação

- Quando a linha MACD passar do negativo para o positivo, compre. Isso indica que a média rápida cruzou a média lenta de baixo para cima;
- Quando a linha MACD passar do positivo para o negativo, venda. Isso indica que a média rápida cruzou a média lenta de cima para baixo;

Como podemos obter sinais falsos apenas com essa regra de negociação, Appel incluiu no estudo uma média sobre a própria linha MACD, geralmente de 09 períodos, denominada linha sinal, de modo que podemos derivar uma nova regra de negociação:

- Quando linha de sinal cruzar a linha MACD de baixo para cima, compre;
- Quando linha de sinal cruzar a linha MACD de cima para baixo, venda;

No Stock2Web a linha MACD já vem configurada com 12 e 26 períodos na cor azul. A linha sinal já vem configurada com 09 períodos e na cor vermelha. Confira as regras de negociação nos gráficos abaixo.
Perceba a quantidade de sinais nos dois exemplos. Pelo fato do MACD ser um indicador rastreador de tendência, seu uso é mais indicado para mercados com tendência definida, como no gráfico da BVMF3. No gráfico da Redecard, como a tendência não se mostrou tão bem definida se comparada ao caso anterior, observamos uma quantidade de sinais bem maior. Mais para frente vou mostrar o uso de osciladores, que podem ser mais bem aplicados em mercados sem tendência.
Compare os sinais do MACD com os sinais de cruzamento de médias no gráfico de preços.
Para treinar, selecione outros gráficos no Stock2Web e verifique os pontos de compra e venda exibidos, usando MACD. No menu Ferramentas > Opções > Indicadores você poderá alterar a cor das linhas e os períodos. Bons Negócios.

domingo, 7 de junho de 2009

Stock2Web 1.3

A versão 1.3 já está disponível para download gratuito. Os dados já estão atualizados até o pregão de 05/06/09. Nesta última versão foram incluídos vários recursos novos. Segue uma lista completa das novidades:

  1. Possibilidade de configuração da política de corretagem da sua conta de operações simuladas;
  2. Possibilidade de configuração do ativo de referência usado para comparação com a rentabilidade de sua carteira;
  3. Facilidades para acompanhamento da concentração dos investimentos através de gráfico de pizza;
  4. Novos estudos e indicadores (indicadores de volume: OBV e Acumulação/distribuição);
  5. Facilidade na edição dos gráficos com opções para mover, copiar e colar os elementos desenhados;
  6. Substituição de alguns ícones, oferecendo um visual mais bonito e intuitivo;
Confira as telas da versão 1.3 do Stock2Web abaixo. Qualquer sugestão para melhoria do aplicativo comente este tópico. Bons negócios!