quinta-feira, 14 de maio de 2009

O que é Análise Técnica?

A análise técnica é uma ferramenta para tomada de decisões sobre operações de investimentos, baseada no comportamento passado dos preços. Aliando-se a metodologia de análise técnica à gestão de risco e controle emocional, obtemos uma forma disciplinada para realização de operações no mercado financeiro.
No estágio atual de desenvolvimento do assunto, podemos desdobrar a análise técnica em centenas de textos, compreendendo termos, estratégias e estudos, tais como médias móveis, estudos de momento, análise de volume, reconhecimento de padrões, etc.
Ainda assim, essa metodologia é que tem mais crescido em popularidade nos últimos anos, principalmente entre investidores pessoa física.
Existem diversas ferramentas para a análise técnica que estão disponíveis na Web, várias delas inclusive gratuitas e permitindo a realização de estudos básicos on-line.
As ferramentas mais completas, no entanto, são pagas e na prática os investidores profissionais adquirem licenças de uso dessas ferramentas. Essas ferramentas incluem recursos como análise de gráficos em tempo real, gerenciamento de carteiras e criação de metodologias de operação com testes de estresse. Nessa categoria o campeão de vendas é sem dúvida o MetaStock. A versão completa do MetaStock está custando em torno de $2.400,00 por ano. É isso mesmo que você leu! Para poder usar essa versão o trader vai precisar desembolsar R$ 5.000,00 por ano apenas com o software.
Stock2Web está entre as ferramentas que permitem a realização de qualquer estudo técnico e controle da carteira, com a vantagem de ser uma ferramenta totalmente gratuita. Nas próximas postagens vou procurar demonstrar o uso da análise técnica com exemplos de estudos feitos no Stock2Web.
Lembro que não sou um profissional da área financeira, apenas tenho interesse pelo assunto, principalmente sobre as técnicas computacionais associadas, e gostaria de compartilhar com todos.
As análises postadas não são recomendações de investimento e o seu uso é de inteira responsabilidade do leitor.
Se você ainda não baixou e instalou o programa clique aqui.