sábado, 27 de junho de 2009

Stock2Web 1.5

O Stock2Web 1.5 já está disponível para download gratuito.
A janela principal foi reestruturada, fornecendo um conjunto completo de ferramentas para monitoramento dos investimentos, incluindo um painel com notícias atualizadas sobre economia e variedades.
Outra novidade da versão 1.5 são os estudos automáticos, ou seja, o software fornece pontos de compra e venda no gráfico automaticamente baseado nos indicadores técnicos.
Além disso, a nova versão traz a idéia de temas pré-configurados para aparência dos gráficos.
A barra de ferramentas foi ampliada, permitindo fácil acesso para alteração dos estudos técnicos. Também foram corrigidos alguns erros reportados pelos usuários.Confira as imagens do Stock2Web 1.5 abaixo (clique na imagem para ampliar).

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Osciladores – Níveis de Sobrecompra e Sobrevenda

Para acompanhar os exemplos, obtenha gratuitamente o Stock2Web.
Após abordar os indicadores de acompanhamento de tendência, vou mostrar um pouco sobre os osciladores, que é outro grupo de indicadores úteis na sinalização de reversão de tendências ou no estudo de mercados sem tendência. Há vários tipos de osciladores disponíveis no Stock2Web, como IFR, Estocástico, Momento, etc. Inicialmente exploraremos os fundamentos dos osciladores e mais na frente cada tipo será detalhado.
Há basicamente duas informações que podemos tirar a respeito dos osciladores, são os níveis de Sobrecompra x Sobrevenda e as divergências preço x oscilador. Neste tópico vamos enfatizar o primeiro tipo de análise.
Quando a linha desenhada no gráfico dos osciladores se aproxima da borda superior, dizemos que o papel está em um nível de sobrecompra. Isso quer dizer que neste nível os preços estão muito valorizados e que o melhor a fazer é ou vender ou ficar de fora, mas nunca comprar.
Quando a linha desenhada no gráfico dos osciladores se aproxima da borda inferior, dizemos que o papel está em um nível de sobrevenda. Isso quer dizer que neste nível os preços estão muito desvalorizados e que o melhor a fazer é ou comprar ou ficar de fora, mas nunca vender.Note que há a opção de ignorar o nível do oscilador e ficar de fora, essa posição é legítima pois as vezes o papel pode permanecer em um nível de elevada valorização ou desvalorização por um longo período de tempo. O mais interessante então é observar os rompimentos desses níveis. Ou seja, podemos deduzir a regra de negociação abaixo.

Regra de negociação

1. Compre quando o indicador cruzar a linha de sobrevenda de baixo para cima;
2. Venda quando o indicador cruzar a linha de sobrecompra de cima para baixo.

Verifique essa regra de negociação aplicada ao gráfico de Redecard Diário. Para exemplificar, selecionei o indicador IFR, que apresenta as linhas de sobrecompra e sobrevenda em 70 e 30 respectivamente. As setas verdes representam os pontos de compra e as setas vermelhas os pontos de venda, considerando a regra de negociação acima (clique na imagem abaixo para ampliar). Aplique essa regra no estudo de outros papeis no Stock2Web para praticar. Bons Negócios!