quinta-feira, 11 de junho de 2009

Moving Average Convergence Divergence – MACD

Para acompanhar melhor os exemplos baixe e instale o Stock2Web.
Como expliquei no ultimo artigo sobre AT, é muito comum usar cruzamento entre médias móveis para obter sinais de negociação.
Retomando as figuras exibidas e as regras explicadas, percebemos em algumas situações que há uma convergência entre as médias de períodos diferentes até que elas se cruzam, gerando sinais de compra ou venda. Após o cruzamento, geralmente há uma divergência entre as médias, de modo que elas se afastam por um tempo, até que voltem a convergir, gerando outro sinal.
Percebendo esse comportamento, Gerald Appel criou um indicador baseado na diferença entre duas médias móveis exponenciais, nomeando o indicador de Moving Average Convergence Divergence – MACD. Ou seja, o indicador significa a convergência e divergência entre as médias.
Os períodos usados originalmente por Appel foram 12 e 26, mas é comum cada analista alterar esses períodos de acordo com suas necessidades. No Stock2Web, assim como em outros pacotes gráficos, é desenhada uma linha horizontal indicando o nível zero.

Regras de negociação

- Quando a linha MACD passar do negativo para o positivo, compre. Isso indica que a média rápida cruzou a média lenta de baixo para cima;
- Quando a linha MACD passar do positivo para o negativo, venda. Isso indica que a média rápida cruzou a média lenta de cima para baixo;

Como podemos obter sinais falsos apenas com essa regra de negociação, Appel incluiu no estudo uma média sobre a própria linha MACD, geralmente de 09 períodos, denominada linha sinal, de modo que podemos derivar uma nova regra de negociação:

- Quando linha de sinal cruzar a linha MACD de baixo para cima, compre;
- Quando linha de sinal cruzar a linha MACD de cima para baixo, venda;

No Stock2Web a linha MACD já vem configurada com 12 e 26 períodos na cor azul. A linha sinal já vem configurada com 09 períodos e na cor vermelha. Confira as regras de negociação nos gráficos abaixo.
Perceba a quantidade de sinais nos dois exemplos. Pelo fato do MACD ser um indicador rastreador de tendência, seu uso é mais indicado para mercados com tendência definida, como no gráfico da BVMF3. No gráfico da Redecard, como a tendência não se mostrou tão bem definida se comparada ao caso anterior, observamos uma quantidade de sinais bem maior. Mais para frente vou mostrar o uso de osciladores, que podem ser mais bem aplicados em mercados sem tendência.
Compare os sinais do MACD com os sinais de cruzamento de médias no gráfico de preços.
Para treinar, selecione outros gráficos no Stock2Web e verifique os pontos de compra e venda exibidos, usando MACD. No menu Ferramentas > Opções > Indicadores você poderá alterar a cor das linhas e os períodos. Bons Negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário