sexta-feira, 12 de junho de 2009

Bandas de Bollinger

Para acompanhar os exemplos, baixe e instale Stock2Web gratuitamente.
As bandas de Bollinger, criadas por John Bollinger no início dos anos 80, são canais formados por três linhas. A linha central é uma média móvel, tradicionalmente de 20 períodos. A linha superior corresponde à média móvel somada com n vezes o desvio padrão dos preços. Normalmente é usado duas vezes o desvio padrão. A linha inferior é formada subtraindo-se da média móvel n vezes o desvio padrão, de modo análogo a linha superior. Usando essa construção obtemos bandas de negociação que se alargam ou se estreitam de acordo com a volatilidade do mercado. Com essas definições podemos obter as seguintes regras de negociação.

Regras de Negociação

- Em um mercado de alta, compre quando os preços atingirem a média móvel e venda quando atingirem a borda superior;
- Em um mercado de baixa, venda quando os preços atingirem a média móvel e compre quando atingirem a borda inferior;

Observe a aplicação da regra de negociação no gráfico abaixo de BMF Bovespa. Perceba também a correspondência da largura das bandas com o desvio padrão, através do traçado das duas linhas verticais.
Cada linha reflete um período de volatilidade mais alta e mais baixa, de modo que as bandas estão mais largas no primeiro momento e mais estreitas no segundo. Os analistas técnicos também consideram o estreitamento excessivo das bandas como um sinal de movimento iminente forte para o ativo em análise.
No Stock2Web é possível fazer análises usando as bandas de Bollinger e modificar os parâmetros e cores no menu em Ferramentas > Opções > Indicadores > Bandas/Canais. O software já é instalado usando a cor azul para a média de 20 períodos e a cor vermelha para as bandas, com largura de duas vezes o desvio padrão.
Faça análise de Bollinger Bands em outros ativos e simule compras e vendas no Stock2Web para treinar o uso da ferramenta.
Bons Negócios!

Nenhum comentário:

Postar um comentário