quinta-feira, 4 de junho de 2009

Médias Móveis

Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
As médias móveis são médias de um conjunto de dados por um dado período. Quando usadas nos gráficos de preços, representam a média dos preços em um dado período. Os tipos mais comuns de médias são as médias simples, ponderadas e exponenciais.
Para entender melhor, considerando uma média movei simples de 9 períodos diários, o seu cálculo seria feito somando-se a médias dos preços dos últimos 9 dias e dividindo o resultado por 9. A média ponderada atribui pesos aos preços mais recentes, dando menor importância aos preços mais antigos. A media exponencial também atribui maior peso aos preços mais recentes, contudo de forma exponencial.A grande vantagem das médias móveis é que os ruídos dos preços são atenuados. Observando o gráfico abaixo, percebemos que os preços oscilam bem mais do que a média móvel (linha azul).

Seleção do Período

Apesar da vantagem de ser uma curva mais bem comportada, as médias móveis possuem a desvantagem de apresentarem um certo atraso se comparada aos preços. Ou seja, muitas vezes quando o preço mudou de direção a média só mostra essa mudança alguns períodos a frente.
Esse efeito é minimizado se diminuirmos o período da média. Ou seja, uma média de 9 períodos acompanha o gráfico de preços mais de perto, enquanto que uma média de 50 acompanha com mais atraso. Neste exemplo, dizemos que a média de 9 períodos é uma média rápida enquanto que a de 50 períodos é uma média lenta. Veja esse comportamento na figura acima. A MM azul é de 9 períodos e a vermelha é de 50 períodos.

Regras de negociação para media x preço

A regra de negociação usada com uma média e o gráfico de preços é a seguinte:

  1. Quando os preços cruzarem a média de baixo para cima, compre.
  2. Quando os preços cruzarem a média de cima para baixo, venda.
Observe os pontos de compra e venda no gráfico ao lado da VALE5 no diário:

Como esses cruzamentos acontecem com certa freqüência surgem sinais falsos de reversão, então deve-se usar a regra com cautela. A próxima regra de negociação é mais usada pois minimiza os sinais falsos de reversão.

Regras de negociação para media x média

A regra de negociação usada com uma média rápida e uma média lenta é a seguinte:

  1. Quando a média rápida cruzar a média lenta de baixo para cima, compre.
  2. Quando a média rápida cruzar a média lenta de cima para baixo, venda.

Perceba na figura ao lado que enquanto no exemplo anterior encontramos em torno de 20 sinais, usando a regra de cruzamento entre médias só obtemos 4 sinais, que se aproximam bem mais das reversões.

No Stock2Web você pode selecionar o tipo de média no menu Ferramentas. As cores das linhas ou os periodos podem ser configurados em Ferramentas > Opções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário