domingo, 31 de maio de 2009

Tipos de Gráficos

Vou iniciar uma série de postagens básicas de modo que qualquer um possa aproveitar o Stock2Web.
Nesse tópico vou comentar um pouco sobre os tipos de gráficos. Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
Existem basicamente três formas de representar os preços das ações em gráficos: usando gráficos de linhas, de barras ou candlestick.
O tipo mais simples, sem dúvida, é o gráfico de linhas, permitindo a identificação de alguns padrões básicos, como a tendência do mercado. No Stock2Web, e na maioria dos pacotes gráficos, o gráfico de linhas é formado pelo preço de fechamento diário (ou do período escolhido).
Como existem outros preços importantes em um dia de negociação, foram criados tipos de gráficos que permitissem a visualização desses outros níveis de preços, como o preço de abertura e os preços máximos e mínimos. Tanto o gráfico de barras quando o candlestick permitem a visualização destes outros preços.
Gráficos de Barras
No gráfico de barras, o preço de abertura é representado por um traço horizontal a esquerda e o de fechamento à direita. O traço vertical representa a variação completa do preço, do valor máximo ao mínimo. Veja as imagens abaixo para entender melhor.
Gráfico Candlestick
Neste tipo de gráfico, cada período de negociação é representado por uma "vela". O desenho possui um corpo (com a informação de abertura e fechamento) e as sombras (representando máximas e mínimas). Adota-se a convenção de que um corpo vazado representa alta e um corpo preenchido representa baixa. Mas em vários programas, assim como no Stock2Web, é possível configurar a alta e baixa através de cores distintas, como azul/verde para alta e vermelho para baixa por exemplo. Veja as imagens abaixo para entender melhor.
Diferenças entre os Tipos de Gráficos
De longe o gráfico de linhas oferece uma análise mais pobre se comparado aos outros. O gráfico de candlestick permite a mesma análise que é feita no gráfico de barras. A única ressalva é que os candles possuem padrões gráficos associados que são muito usados em certas ocasiões. Em especial, os padrões de candles já identificados em estudos são muito usados por day traders, ou seja para compra e venda de ações no mesmo dia. Existem na literatura diversas publicações sobre padrões nos gráficos candlestick. Para quem tiver interesse em se aprofundar, consulte Japanese Candlestick Charting Techniques, de Steve Nison.
Segue abaixo o mesmo gráfico (Vale5 diário) exibido através de gráfico de linhas, candlestick e de barras, respectivamente.













Para alterar o tipo do gráfico no Stock2Web você pode acessar o menu Ferramentas ou clicar em um dos botões da barra de ferramentas da figura a seguir. O tipo selecionado ficará destacado, como o candle abaixo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário