domingo, 31 de maio de 2009

Período dos Gráficos

Nesse tópico vou comentar um pouco sobre a escolha de períodos nos gráficos. Para acompanhar melhor os exemplos, baixe e instale o Stock2Web gratuitamente.
Uma barra ou candle de um gráfico de preços pode representar um dia de negociações, ou uma semana, ou um mês ou qualquer outro intervalo de tempo, inclusive períodos curtos como 1 minuto.
O período escolhido deve refletir os objetivos do investidor. Se o seu objetivo é criar uma carteira de ações para a aposentadoria, não há razão para ficar analisando gráficos de 5 minutos, ou seja, é suficiente analisar gráficos de períodos mais longos. Os gráficos com períodos menores do que um dia são usados com frequencia por day traders, para balizar operações de compra e venda de ações no mesmo dia.
Uma técnica comum é usar mais de um período ao mesmo tempo para tomar alguma decisão de investimento. Por exemplo, usam-se períodos mais longos para análise estratégica e períodos mais curtos para táticas operacionais (indicação de compra ou venda).
É possível alterar o período dos gráficos no Stock2Web através do menu Exibir > Período ou através da barra de ferramentas, alterando a seleção da lista de períodos. Segue imagens de gráficos do Índice Bovespa nos períodos Diário e Semanal, capturadas do Stock2Web.
Perceba que em um período o mesmo ativo pode sugerir uma tendência altista (os preços estão cada vez mais altos) e em outro período uma tendência baixista (os preços cada vez mais baixos). Essa diferença entre tendências nos diversos períodos é muito comum e permite o estabelecimento de estratégias de operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário